O presidente da FASPRA-TO SGT PM Everton Cardoso esteve reunido com o COMANDO da PMTO Coronel QOPM Silva Neto Coronel QOPM Wesley. Na oportunidade foi debatido sobre novo sistema de proteção social e sobre a promoção dos reformados em casos de doenças graves.
Como já havia sido debatido anteriormente, foram abordados os principais pontos que são as regras para as mulheres no novo sistema de proteção social, que precisam ser claros a fim de sanar as dúvidas causadas pela legislação Federal que trouxe o novo sistema de proteção social, a necessidade de corrigir a situação das pensionistas que foram colocadas junto as regras dos servidores civis, e a promoção dos militares reformados por doenças graves.
o comandante Geral Coronel Silva Neto informou que os textos da minuta de lei estão já em fase final, inclusive já acrescentando os pontos levantados pelas Associações ligadas a FASPRA-TO e outras Associações que atuam no estado e que irá convocar uma reunião com os representantes das associações para que seja apresentado o texto final e novamente debatido. O Comandante afirmou que a intenção é garantir os direito dos militares dentro do que a lei federal permitir, pois essa matéria é muito importante para todos e que é imprescindível a participação e empenho de toda a tropa para evitar prejuízos como ocorrem em alguns estados federativos.
Também participaram da reunião a convite do presidente da FASPRA-TO, Os presidentes da ABM-TO Major BM Marinho e presidente da ADPMETO Sargento João Victor ambas entidades da capital filiadas a Federação.
O Comando também definiu uma data na Terceira semana de agosto para reunir com os presidentes das associações. A pedido do Presidente da FASPRA-TO SGT PM Everton as entidades poderão trazer alguns representantes das pensionistas, policiais e bombeiras femininas, além de inativos.
O SGT PM Everton Cardoso reforçou a importância dessa matéria, principalmente no que trata do resgate das pensionistas do estado que estão com regras draconianas colocando em risco a integridade das famílias dos militares falecidos, muitos deles em cumprimento do seu exercício, em defesa da sociedade Tocantinense.
São entidades filiadas à FASPRA-TO:
Associação dos Praças e Bombeiros Militares de Araguaína (APA)
Associação dos Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins (ASPRA GURUPI)
Associação Independente de Cabos e Soldados e demais Praças do 7º e 3º BPM (ASSICASOL)
Associação dos Cabos e Soldados de Colinas (ACS COLINAS)
Associação dos Cabos e Soldados do 5º BPM do Estado do Tocantins (ACS PORTO NACIONAL)
Associação dos Militares de Paraíso e Região (ASMIPAR)
Associação dos Militares da Região de Dianópolis (ASMIRD)
Associação dos Praças do Bico (ASPRA BICO)
Associação de Defesa e Apoio Jurídico aos Militares do Estado do Tocantins (ADPMETO)
Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (ABM-TO)