ADPMETO afirma que nesse 2 de julho quanto a isonomia das legislações do CBM-TO e PM-TO, até o momento nada a comemorar.

02/07/2021 02/07/2021 10:05 279 visualizações

O Dia Nacional do Bombeiro é comemorado no dia 2 de julho. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais e desabamentos.

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do Decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Neste dia 2 de julho a Associação de Defesa e Apoio Jurídico aos Militares do Tocantins (ADPMETO) parabeniza todos os profissionais que servem ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, em especial a seus associados, pelo serviço prestado com louvor na nobre missão de “vidas alheias e riquezas salvar”.

Contudo não podemos deixar de destacar aqui a nossa insatisfação quanto a diversas demandas dos Bombeiros militares que não foram atendidas até o momento a exemplo da isonomia na legislação do CBM-TO com a PM-TO, conforme aprovado em assembleia Geral e o preenchimento de todas as vagas abertas no QOD para realização do choa, conforme o solicitado 50% por antiguidade, 50% por seleção interna ,ou seja , a isonomia com a PMTO. Infelizmente quanto a carreira dos nossos bravos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar associados não há nada a comemorar!

ADPMETO-A SEGURANÇA JURÍDICA DO MILITAR.